Candidíase, O Que é e Como Curar?




Candidiase Saude Candidíase, O Que é e Como Curar?A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado de “Candida albicans”, um micro-organismo que se prolifera e se aloja principalmente nos órgãos genitais femininos e na boca, quando é popularmente chamado de sapinho.

A “Candida albicans”, fungo causador da candidíase, faz parte da flora do corpo humano, vivendo alojado normalmente em nosso organismo. É possível conviver pacificamente a vida inteira com ele sem ter nenhum problema. Contudo, é comum que quando a imunidade de nosso organismo diminua, por algum motivo específico, este fungo se prolifere descontroladamente, aumentando muito seu número e provocando um processo infeccioso chamado de candidíase. É uma doença muito comum e uma das causas mais frequentes de queixa ginecológica. De acordo com estatísticas sobre o assunto, estima-se que cerca de 90% das mulheres já teve ou vai ter, um caso de candidíase durante sua vida fértil.

Os sintomas da candidíase são bastante característicos: ardência e coceira intensa, vermelhidão, inchaço, desconforto intenso durante as relações sexuais e um muco branco espesso. Algumas mulheres são mais sensíveis que outras, o que vai determinar a intensidade dos sintomas, que em algumas pode ser mais forte, enquanto em outras quase imperceptíveis. As mulheres podem passar a candidíase para seus parceiros, porém, os homens por sua vez, raramente apresentam os sintomas da doença, embora sejam comumente responsáveis pela reincidência da doença na parceira.

O diagnóstico da candidíase é clinico, e em alguns casos pode requerer um exame laboratorial. O tratamento tradicional é tópico e oral, ou seja, é feita a associação de medicação para ser ingerida e pomadas de uso próprio. O remédio deve ser tomado tanto por elas como também por seus parceiros, que devem se abster de manter relações sexuais pelo período de 10 dias. Sendo que para as mulheres, além do medicamento, deve ser aplicada a pomada específica. Vale lembrar que já existem no mercado tratamentos rápidos, com dose única oral.

É possível curar a candidíase, porém sua reincidência é bastante comum. Por isso, é importante ter alguns cuidados especiais com suas roupas íntimas, que devem ser preferencialmente de algodão e passadas a ferro. No banho, deve-se optar por sabonetes neutros, evitar roupas com material sintético e muito apertadas, que criam um ambiente favorável a proliferação descontrolada da “Candida albicans”. Algumas situações como a menopausa, o uso de corticoides, anticoncepcionais, quimioterapia, antibióticos, além de diabetes, gravidez e distúrbios endócrinos também podem favorecer o desenvolvimento anormal do fungo e o surgimento da candidíase.




Comentários

  1. Olinda Martins diz:

    Nas maiorias das mulheres acometidas deste tipo de fungos é a falta de higiene com o próprio corpo….

Deixe seu comentário

*