Dor Na Nuca




dor na nuca 200x300 Dor Na NucaA dor na nuca é sempre um sintoma que costuma assustar e preocupar as pessoas. Isso por que ela pode ser um indicativo de um problema simples ou de uma patologia realmente mais grave. Porém, são muito mais comuns do que parecem, pois depois de longos períodos de tensão é muito comum sentirmos dor na região, chamada de cervical posterior, local onde temos nervos, músculos, vasos sanguíneos, gânglios e também a coluna cervical.

A dor é o sinal de que há problemas, que podem ser de origem muscular, óssea, ou ainda de um problema neurológico ou vascular, que podem ser quadros graves. Nesse caso, requerem um tratamento de urgência, por isso a dor na nuca sempre deve ser valorizada, contando com uma avaliação médica, pois pode ser o primeiro sinal de que uma doença grave está surgindo ou a evolução de uma simples cefaleia.

A cefaleia, problema que atinge milhões de brasileiros, também pode se manifestar em diferentes regiões da cabeça, inclusive na nuca. Na maioria das vezes, as dores na nuca são resultado de contraturas, tensões musculares e problemas na coluna. Essas dores podem ter início na nuca e irradiar até os braços. Outras vezes, a dor inicia na nuca e irradia no sentido da cabeça e podem indicar um tipo específico de cefaleia. As dores somente em um lado geralmente estão relacionadas à problemas de coluna, contraturas musculares e desvios de postura. As crises de enxaqueca também podem causar dores na nuca, assim como a hipertensão arterial.

Existe uma vasta gama de causas para a dor, contudo os casos onde são de origem vascular ou neurológica, são especialmente preocupantes. Um forte incômodo é um dos sintomas do aneurisma cerebral, que é a dilatação de uma artéria ou veia do cérebro, que fragilizada pode se romper, levando o paciente a um derrame cerebral e até a morte, se não tratado imediatamente. Já a dor associada a vômitos e febre, é um dos principais sintomas da meningite, que além de contagiosa, é uma das doenças mais temidas, principalmente pelas mães com filhos pequenos.

Assim, fica claro que a dor na nuca é um sintoma de que algo não vai bem em seu organismo, e pode ser grave. Portanto, é importante um diagnóstico médico para definir a causa dessa dor e o procedimento a ser adotado.




Comentários

  1. Larysse Soares diz:

    Essa pagina é mto importante ,pois ha muitas pessoas q tem esse problema e pensam q é normal ,eu achei estranho por isso procurei e encontrei agora irei me ajudar e ajudar quem precisa.
    Mto Obrigada…Grata Larysse

  2. Boa noite, sou de sexo feminino e tenho 23 anos.Acabei a Licenciatura no Ano de 2011.
    Quando andava a terminar o curso tive crises de ansiedade e consultei um Psiquiatra que me receitou alprazolam e Paroxetina. Fiz tratamento durante 6 meses ( de Setembro até Maio) e fiquei bem.
    Agora, Em Setembro deste ano , voltei a sentir estes sintomas e mais a dor na cabeça atrás, perto da nuca.Será ansiedade? Devo consultar um Neurologista? Ou o Psiquiatra novamente?
    Já consultei o mesmo psiquiatra e mandou-me tomar a mesma medicação.Será que devo fazer Raio X? Fico a magicar se será outro problema e tenho medo de ficar dependente destes medicamentos. O que devo fazer?

    Joana

  3. idalina barbosa diz:

    senti dores muito fortes na segunda -feira a pressão :baixa subiu e depois a alta subiu .fiquei em observação no pronto socorro .dias depois a pressão caiu ,veio melhorar hoje sexta-feira .Eu fiquei apavorada com medo de um derrame .Vou procurar um médico pra saber o que provocou tudo isso?

  4. eu tenho uma filha de 14 anos que esta com dor na nuca e dor no estomago fiz uma ultra a binominal o que diagnostico fui ma pedra nos rins tamanho o,5 cm mais ela continuar com com dor no estomago e na nuca o que fazer qual a especialidade a procurar

  5. Tenho um filho de 13 anos, ele reclama muito de dores na nuca e de dor de cabeça, ando preocupada.

  6. Tenho dor na nuca e depois de muito tempo foi diagnosticado obstrução nos vazos na cabeça tenho melhorado com uso de vaso dilatador.

  7. ja esta com duas semanas que estou sentindo dores forte na nuca,e tmb dores na cabeça estou muito preculpada por esta com esse poblema,sera que mediço é que tenho que procurar!!!bjsss

  8. tenho uma filha de 5 anos que vive se queixando de dores na nuca frequentemente, e apos dias desse ocorrido as pernas dela enche de feridas o que sera , se alguem poder me ajudar em informar algunha coisa eu agradeço

  9. dulcineia silva diz:

    adorei esta pois tenho dores agora sei q não e normal

  10. eu também tenho muita dor de cabença e na nunca ter a preção sobe

Deixe seu comentário

*