Dor Nas Pernas




Dor Pernas Dor Nas PernasDor nas pernas é uma causa frequente de reclamações em consultórios médicos. E, apesar de aparentemente simples, pode ser um sintoma de algum problema de saúde mais sério, que acomete pessoas de todas as faixas etárias, com as mais diversas origens.

O problema é comum após uma lesão ou um trauma qualquer, no entanto, existem muitas outras causas que ocasionam e agravam este quadro clínico. O incômodo pode estar ligado aos ossos, músculos, articulações, cartilagens, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, nervos e a própria pele. Doenças e lesões podem afetar esses tecidos, causando dor e desconforto, contando muitas possibilidades de diagnóstico e tratamento.

As causas mais comuns das dores são cãibras – em geral causadas pela falta de substâncias como o potássio ou o sódio no sangue -, uso de diuréticos ou excesso de exercícios. As lesões geralmente são ocasionadas por trauma ou então por sobrecarga; ou ainda inflamação nos tendões (a conhecida tendinite), inflamações nos outros tecidos ou desgaste das articulações.

As varizes são também um dos motivos mais frequentes ligados  à queixa de dor nas pernas e o problema pode ser bem maior do que a parte estética. Elas surgem com a dilatação das veias, que ocorrem por diversos fatores que precisam ser investigados; podendo ocasionar flebites, ulcerações e eczemas. Já problemas de coluna devem ser investigados quando há sintomas de desconforto nas pernas sem uma causa definida, sendo importante observar a cor e a temperatura da pele, um fator que pode ser determinando para descobrir o que se passa no organismo.

Outros quadros patológicos mais graves também tem como principal sintoma a dor nesses membros. Dentre eles, destacamos a aterosclerose, um problema sério que exige tratamento e com o qual muitas vezes se convive por anos até descobrir sua existência, agravando ainda mais o caso. Isso acontece por que o incômodo alivia assim que a pessoa entra em repouso. Porém, a doença obstrui as artérias e pode causar danos irreversíveis a saúde do paciente. Já a osteomielite (inflamação no osso) e os coágulos de sangue provocam quadros de dor aguda e podem levar até mesmo a amputação. A inflamação das articulações, como a artrite e a gota, também costumam causar dores.

As mulheres têm ainda mais um item para adicionar à essa extensa lista de causas. No universo feminino, a dor nas pernas pode indicar um sintoma da TPM, Tensão Pré-Menstrual, sendo assim, com curta duração.

De qualquer maneira, toda e qualquer dor requer atenção médica para que possa fazer o diagnóstico exato e indicar o tratamento adequado. Principalmente por que  um problema aparentemente simples pode ser mais complicado do que se espera. Lembrando ainda que, exercícios físicos são essenciais para manter a saúde.




Comentários

  1. JOSE MARCONI diz:

    há dois meses tenho uma dor que começa no basso e vai descendo ate o calcanhar na perna esquerda. Tenho dificuldades de colocar a meia. Ando com certa redução da mobilidade. Devo procurar um ortopedista , acupunturista.. que pode detectar a causa destas dores. Tenho 59 anos. Grato

  2. SÍLVIA HELENA diz:

    Boa Noite, estou sentindo muitas dores nas pernas principlamente a noite quando me deito, uma dor em queimação que passa pelo glúteo e que descia anteriormente até a fossa poplítea, mas hoje ela esta descendo até o tornozelo, não tenho varizes aparentemente, mas a um tempo atrás fiz um exame que detectou insuficiência venosa em uma veia, só que agora a dor aumentou , qual médico devo procurar, um angiologista?quais exames fazer?também tenho dor em região sacral .

  3. sinto muita dor na perna esquerda ha muito tempo que devo eu fazer.

  4. ola quero sabe na tpm o seio fica inchado e dolorido e as pernas também fica dolorido a barriga também fica dolorido e normal. tem mês que não sinto nada e normal/

Deixe seu comentário

*