Saúde dos Cabelos – Queda e Caspa




Cabelos Caspa Saúde dos Cabelos – Queda e CaspaNosso corpo é uma máquina perfeita, e a aparência dos nossos cabelos e de nossa pele revela muito sobre nosso estado de saúde e alimentação.

Em nossa pele existem pequenos buracos chamados folículos pilosos, que contém a raiz dos cabelos. Eles crescem alimentados por vasos sanguíneos microscópicos existentes dentro destes folículos. A cor dos nossos cabelos é determinada pela  quantidade e pela cor da melanina produzida pelas células do folículo, e a sua ondulação pelo formato das células. Em média temos cerca de 300 mil fios de cabelos que crescem cerca de 1 centímetro por mês durante 3 anos até cair, dando lugar para outro fio de cabelo que vai nascer no mesmo folículo.

Como percebemos, o desenvolvimento dos cabelos é resultados de um árduo e constante trabalho do nosso corpo, que precisa receber combustível (nutrientes)  adequado para fazer o seu trabalho. Especialmente por que os cabelos antigos estão sempre sendo substituídos por outros, sendo normal perder de 100 até 150 fios por dia. Porém, alguns fatores podem ocasionar a perda excessiva de cabelos, como estresse, drogas, gravidez e algumas doenças.

No homem acontece a “cálvice de padrão masculino” um problema hereditário sem solução. Contudo, a queda de cabelo também pode ser causada pelos baixos níveis de ferro no organismo, um sinal de anemia, e nesse caso é importante aumentar o consumo de alimentos ricos nesse mineral, como carnes vermelhas magras, gema de ovo, além de vegetais de folha escura, como o espinafre, sempre associado a ingestão de vitamina C que potencializa a absorção do ferro.  Pessoas que estão sofrendo de estresse costumam apresentar deficiência de vitamina do complexo B, assim aumentar a ingestão dessa vitamina pode ajudar.

Outro problema comum na saúde do couro cabeludo é o surgimento de caspas, partículas escamosas que saltam do couro cabeludo e afetam a aparência. A caspa acontece quando o couro cabeludo elimina as células mortas num ritmo mais acelerado do que o normal, demonstrando que o corpo não está em plena forma.

Uma das causas mais comuns do surgimento da caspa é a deficiência de zinco. Assim, é importante incluir na alimentação alimentos ricos nesse mineral e de ácidos graxos essenciais, encontrados em nozes, castanhas, peixes gordurosos e óleos vegetais e que podem ajudar a prevenir esse problema. Evite usar xampus muito agressivos e enxágüe sempre os cabelos completamente, não deixando nenhum resíduo do xampu ou creme. Se depois de alterar a alimentação e usar um xampu anticaspa o problema persistir então é hora de procurar um dermatologista.




Deixe seu comentário

*