5 Dicas Criativas Para Controlar a Ansiedade

Dicas_AnsiedadeVocê acorda se sentindo bem, acreditando que terá um bom dia. Só que aí começa a lembrar de tudo que precisa fazer, nas contas do final do mês, nas obrigações do trabalho e pronto, a ansiedade toma conta. Pode não parecer, mas isso pode ser cruel para a sua vida.

Ficar preocupado com o futuro é natural, o problema é deixar esta preocupação tomar conta, como se você fosse completamente vulnerável. Sim, muitas coisas fogem ao nosso controle, mas a ansiedade não pode ser uma delas. Até porque, você já deve ter percebido, ficar ansioso não muda nada.

Se você é uma dessas pessoas que não conseguem relaxar e estão sempre estressadas, tente seguir as dicas criativas a seguir:

  • Exagere Seu Medo: sim, soa estranho, mas imaginar o que mais te assusta pode te ajudar a perceber o quanto está exagerando em seus medos. Pense na pior coisa que poderia acontecer em detalhes, várias vezes. Aos poucos, o medo vai deixando de ser um grande monstro, ficando até bobo demais para ser temido.

  • Escreva 2 Cartas: mais uma vez, mentalize o que te assusta e te deixa ansioso. Escreva uma carta dirigida a este medo, dizendo o que mais gosta neste sentimento. Em seguida, abra seu coração em outra carta, falando sobre o que te assusta nesta situação. O objetivo é tentar tirar esse sentimento da sua mente e torná-lo mais palpável.

  • Foque no Suor: bicicleta, caminhada, natação, não importa o exercício, escolha uma atividade que faça suar. Praticar atividade física muda o cérebro, aumentando a quantidade de dopamina e serotonina, substâncias ligadas à sensação de bom humor.

  • Respire Fundo: você já viu como a barriga das crianças parece aumentar quando estão inspirando o ar? É porque elas respiram profunda e corretamente, de um jeito que não sabemos mais. Tire um tempo para exercitar seu diafragma, respirando lentamente e prestando atenção nos movimentos, tirando o foco dos problemas.

  • Use Âncoras: escolha algo que te acalme e fixe seu olhar nisso quando estiver se sentindo muito ansioso. Podem ser as nuvens, por exemplo, ou a água correndo, o balanço das cortinas em contato com o vento, não importa. Essas âncoras visuais podem servir como calmantes naturais para momentos de crises de ansiedade.

Para encerrar, tente escolher um mantra positivo, que ajude a acalmar sua mente e seu coração. Pode ser algo simples, que tenha a ver com as suas prioridades na vida. Declarar o que te faz bem pode atrair boas energias.

1 pensamento em “5 Dicas Criativas Para Controlar a Ansiedade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *