5 Sinais de Anorexia

Convidada para um novo trabalho no cinema, a atriz Débora Nascimento terá que emagrecer 15kg em poucas semanas. E isso a fez acender o sinal vermelho, já que teve um passado com tendência a anorexia. Você já ouviu falar nessa doença?

A nossa preocupação com a imagem tem crescido cada vez mais e muitas pessoas acabam excedendo os limites da normalidade para conseguir um visual que muitas vezes é irreal. A anorexia é um distúrbio alimentar que faz com que a pessoa pare de comer para emagrecer. A obsessão em perder peso toma conta, impedindo o indivíduo de enxergar-se no espelho.

Bastante grave, a anorexia exige um tratamento multidisciplinar, e é importante ficar atento a qualquer sinal de seu aparecimento.

Confira 5 sinais comuns de que a pessoa pode sofrer com essa doença:
  • Espelho: se você olha no espelho e mesmo que a balança esteja dizendo o contrário, ainda sente necessidade de emagrecer, é importante ter atenção ao que pode estar acontecendo. Não hesite em procurar um médico ou nutricionista para saber como anda seu corpo e sua mente.

  • Não Comer: esse é o ponto principal. Geralmente quem desenvolve anorexia deixa de comer aos poucos. Começa se preocupando demais com as calorias e deixa o medo de engordar tomar conta, parando de ingerir alimentos por completo.

  • Comportamento: se seu filho ou familiar não quer mais companhia durante as refeições, pode ser interessante começar a observar como anda sua alimentação. É possível que seu comportamento já esteja alterado em relação à comida e ele não quer que você perceba.

  • Emagrecer Rápido Demais: fazer uma dieta restritiva por alguns dias é comum, mas estender isso por semanas e perder peso excessivamente é sempre preocupante. Especialmente se a pessoa sempre disser que está sem fome e se recusar a comer. Além do peso, o corpo perde nutrientes essenciais para sua manutenção.

  • Vomitar: outro sinal que geralmente estabelece o aparecimento da anorexia é o hábito de vomitar após as refeições, para tentar eliminar a ingestão de calorias. Neste momento, podem surgir doenças de estômago e até problemas dentários.

Se você acha que você ou alguém próximo possa estar com anorexia, procure ajuda. É essencial ter acompanhamento nutricional e psicológico para conseguir superar esse distúrbio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *