Acupuntura

Acupuntura é uma palavra de origem latina: acus – agulha e punctura –punção, picada, que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo humano com efeito terapêutico. Apesar de o termo ser oriundo do latim, a acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, utilizada a milênios pelos orientais, com muito sucesso. A Organização Mundial de Saúde – OMS reconhece a técnica como um tratamento complementar da medicina tradicional.

A acupuntura é utilizada há muito tempo no Oriente e ganha cada vez mais adeptos no Ocidente também. Por aqui, já foram realizadas diversas pesquisas e estudos científicos com o objetivo de avaliar sua eficácia no tratamento de sintomas de doenças e das dores em geral.

Uma pesquisa coordenada pela OMS analisou o uso da acupuntura em 147 diferentes doenças, comparando com os tratamentos convencionais. Os resultados foram publicados no documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials e demonstram que seus efeitos foram satisfatórios. As doenças avaliadas são de diferentes espécies e vão desde distúrbios orgânicos, patologias diversas até problemas de ordem emocional e psicológica, dependência química e muitas outras doenças e males que possam afligir homens, mulheres, jovens e crianças. A acupuntura teve efeitos positivos na maioria dessas doenças. Em alguns casos, apresentou pouca melhora, em outras grande melhora, sendo definitivamente comprovado que a técnica é muito eficaz nos casos de dor, proporcionando grande alívio.

Além das técnicas de acupuntura com agulhas, existem outras técnicas diferentes que utilizam instrumentos para estimular os pontos chaves, como ventosas, eletro-acupuntura, magneto-acupuntura, shiatsu, acupuntura com laser etc. Todas mantém o mesmo principio básico, de estimular pontos importantes do organismo, liberando a energia vital, que então passa a circular livremente pelo corpo, reestruturando e harmonizando as energias internas do paciente e restaurando a saúde.

Não existe uma explicação precisa sobre a forma como a acupuntura age no organismo humano. Contudo, já é comprovado que ela é eficaz para o tratamento de sintomas de diversas patologias e até para sanar a própria doença. Ainda assim, é sempre aconselhável seguir o tratamento médico tradicional e utilizar a acupuntura como um tratamento alternativo associado.

Para ter bons resultados com a acupuntura é importante procurar um profissional habilitado, que deverá fazer uma longa consulta inicial com o paciente antes de começar o tratamento, que normalmente é composto de varias sessões com aplicação das agulhas. Vale salientar que são absolutamente indolores, pois são tão finas quanto um fio de cabelo. A acupuntura é muito relaxante, sendo que muitos pacientes chegam a dormir durante as sessões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *