Alimentos Para Evitar Doenças do Coração

Nozes_CoracaoNão adianta, se tratando de saúde, prevenção é sempre o mais importante. A boa notícia é que a natureza está cheia de alimentos que podem ajudar nessa tarefa, especialmente contra as doenças do coração, sempre tão comuns.

A fórmula para manter a saúde cardiovascular é simples, alimentos ricos em omega 3 devem ser prioridade, evitando a ingestão de sódio e, principalmente, de gordura trans, essa grande inimiga do nosso organismo. Tomando pequenos cuidados diários, é possível garantir que você vai ficar saudável por mais tempo, sem precisar se preocupar tanto com o aparecimento de doenças.

Se você não sabe direito por onde começar, confira 5 alimentos para evitar doenças do coração:

  • Mirtilos: embora não seja muito conhecido na culinária brasileira, os mirtilos deveriam estar sempre presentes em nossas refeições. Apenas uma porção da fruta diariamente pode ajudar a manter a pressão arterial no nível correto. Isso acontece porque a fruta ajuda a aumentar a quantidade de óxido nítrico, o que é importante para dilatar as veias.

  • Abacate: mesmo sendo chamada de fruta gordurosa, o abacate comprova que o consumo moderado de gordura saudável é importante para o funcionamento do organismo. Uma pesquisa mostrou que 5 semanas depois de consumir abacate regularmente, os níveis de colesterol LDL, chamado bom, aumentaram consideravelmente.

  • Aveia: capaz de diminuir o risco de morte, o consumo de aveia e fibras em geral reduz a quantidade de colesterol e regulariza a pressão arterial. Uma boa dica é substituir parte da farinha de trio de receitas por aveia ou outro tipo de fibra.

  • Nozes: gordura saudável e muita energia, esta é a combinação perfeita oferecida pelas noves. Consumir 1,5 porção por dia contribui para a redução da gordura abdominal.

  • Chá: ainda sem força perante o café, o chá é um hábito que deveria fazer parte da vida de todas as pessoas. Tomar de 3 a 6 xícaras pode dia pode reduzir o risco de morte por doença do coração em até 45%.

Claro que a gente não pode exigir que todo mundo consuma apenas estes 5 alimentos constantemente, porém, estas dicas podem servir como um ponto de partida para uma rotina alimentar mais saudável. E até para conseguir emagrecimento, se for o caso.

Para viver mais e bem, é importante ter consciência que pequenas mudanças podem resultar em grandes benefícios a longo prazo. Então, se você não quer arriscar, tente inserir estes alimentos ao seu dia a dia o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *