Alimentos Que Combatem o Câncer

O câncer é uma doença que assusta a maioria da população  e mesmo com os significativos avanços da medicina moderna, ainda não conta com uma cura definitiva. Tanto que seus índices de letalidade são crescentes, com chances de chegar a atingir duas em cada cinco pessoas em um determinado momento de suas vidas.

Nesse contexto, a melhor arma que temos contra o câncer passa a ser a prevenção através da alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável. Médicos e pesquisadores defendem que uma mudança nos hábitos alimentares da população seria capaz de prevenir 9 em cada 10 mortes por câncer de intestino e metade das mortes causadas por câncer de mama, por exemplo.

A relação entre a alimentação e o desenvolvimento do câncer é bastante complexa, pois assim como alguns alimentos protegem o organismo, outras potencializam os riscos. Porém, é certo que a opção por uma dieta mais saudável, rica em frutas, legumes e verdura aumenta as defesas naturais do corpo.

Assim, acompanhe algumas dicas do que deve ser incorporado à sua dieta e alguns alimentos que devem ter seu consumo diminuído ou eliminados da sua dieta:

Alimentos a serem incorporados a dieta:

  • Frutas, verduras e legumes, que devem ser comidos frescos, sem ir à geladeira, para evitar a perda de nutrientes.
  • Aumentar o consumo de fibras solúveis e insolúveis, que protegem contra o câncer de intestino e possivelmente contra o câncer de mama também; as fibras insolúveis apressam o ritmo de funcionamento do intestino e as fibras solúveis são fermentadas dentro do cólon e produzem substâncias químicas que ajudam a combater o câncer;
  • Inclua a soja na sua alimentação, ela tem papel importante na prevenção do câncer de mama, próstata e cólon.
  • Tomate, melancia e goiaba possuem altas concentrações de licopeno, que possui importantes propriedades de combate ao câncer;
  • Inclua o chá verde na sua rotina alimentar, ele possui poderosos antioxidantes flavonóides  que são agentes anticancerígenos ativos importantes.

Alimentos a serem evitados/diminuir o consumo -> carnes vermelhas, carnes e peixes curados ou defumados, picles e alimentos queimados, álcool, cigarro, gorduras saturadas e trans.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *