Aprenda a Economizar

EconomizarSabe quando você quer muito comprar alguma coisa e, quando chega no final do mês, o orçamento não deixa? Pois é, essa situação é cada vez mais comum, por isso é importante aprender a economizar e fazer seu dinheiro render mais.

Por mais que não pareça, às vezes a gente se deixa levar por pequenos gastos, sem perceber o quanto está comprometendo a própria renda. Geralmente, são estas quantias que fazem mais diferença na sua conta. Como não prestamapagar a luz sempreos atenção, o gasto acaba sendo maior do que gostaríamos.

Para evitar que isso aconteça, confira a seguir 5 dicas de como economizar mais nas suas contas:

  • Diário: uma boa maneira de começar a economizar, é manter todos os seus gastos anotados, mesmo se você tiver gasto R$2 em um chocolate barato. Você vai ficar surpreso com o quanto essas pequenas compras pesam no orçamento, e vai ficar mais fácil controlar essas compras. O ideal é ter uma quantia separada para estas contas menores.

  • Contas: água, luz, gás, telefone, internet, tudo isso são gastos que você sempre vai ter, assim como aluguel, se você ainda não tem uma moradia própria. O que dá pra fazer nestes casos é tentar reduzir as contas, cuidando para  e usar a máquina de lavar menos vezes na semana. O tempo de banho também faz uma boa diferença. Já para a internet, vale procurar um pacote mais barato ou dividir o sinal com alguém que mora perto.

  • Cartão: nada mais maravilhoso do que ter um limite alto no cartão de crédito e comprar sem medo. O problema é que muita gente não se dá conta de que está fazendo gastos altos, fora do orçamento, justamente por causa desse limite. Faça o possível para sair desse ciclo de cartão de crédito e evite sempre pagar apenas o mínimo da fatura. Os juros são altíssimos.

  • Cortes: você precisa mesmo sair com seus amigos toda sexta e sábado? A diversão precisa ser uma parte importante da sua vida, mas não a ponto de se tornar uma obrigação cara. E se você não vive sem uma balada, escolha aquelas em que você vai ter que pagar menos na entrada ou faça um esquenta antes, evitando ter que comprar bebidas no local, sempre mais caro.

  • Família: se você já tem filhos, lembre-se que os hábitos precisam ser assimilados desde pequenos, dê o exemplo. Se a criança quer comprar tudo no mercado, diga que ele pode gastar um determinado valor e faça com que ela pesquise os preços e faça escolhas. Ela vai agradecer no futuro.

Para encerrar, vale dizer que existem ótimos aplicativos para te ajudar nas finanças de casa e não custa nada utilizar algum para te ajudar a controlar os gastos. Assim que você começar a perceber os resultados, você vai ver que o esforço vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *