Bolo de Aniversário Pode Espalhar Bactérias?

Não tem uma pessoa que não tenha olhado para um aniversariante assoprando velinhas sem pensar nas bactérias que pode estar espalhando. E um estudo norte-americano resolveu avaliar justamente isso. Essa tradição pode aumentar as bactérias em 1400%!

Mas, calma, não precisa eliminar esse hábito das suas festas.

Bactérias no Bolo de Aniversário

A pesquisa realizada pela Universidade de Clensom revelou que o aniversariante vai aumentar as bactérias presentes no bolo através de uma avaliação com uma festa montada para o estudo.  Após o indivíduo assoprar as velas, a colônia de bactérias aumentou significativamente. No entanto, não a ponto de causar alguma doença.

Na verdade, nosso próprio organismo conta com 40 trilhões de bactérias, a maioria no tubo digestivo. E aumentar essa quantidade não é relevante. O problema está na possibilidade do aniversariante estar com alguma doença contagiosa.

Caso a pessoa que sopre as velinhas tenha alguma doença, as chances de algum convidado se contagiar aumenta, mas não é certeira.

Protegendo-se das Bactérias

Se você tem uma imunidade baixa, pode ser interessante aumentar sua proteção contra as bactérias. Isso pode ser feito de maneiras simples do nosso dia a dia. Muita gente, por exemplo, não lava as mãos adequadamente. Usar muita água e sabonete é sempre essencial, lembrando também que o antebraço faz parte da higiene. Não basta apenas limpar os dedos.

Para quem vai a uma festinha de aniversário, porém, pode ser mais fácil desencanar das possibilidades de ficar doente. Caso o aniversariante esteja com algum vírus, pode ser interessante dar uma dica sobre o bolo. Afora isso, se você tiver alguma condição que peça cuidado extremo com bactérias, pode ser mais fácil ficar em casa.

De resto, fique tranquilo porque seu corpo convive com bactérias e precisa delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *