Cabelo Caindo, o Que Fazer?

Toda pessoa de cabelos compridos sabe bem como fica o ralo do banheiro depois de alguns dias se não limpar. Sentir os cabelos caindo pode ser super normal, mas desde que seja uma quantidade pequena. Se chamar atenção, é porque algo está errado.

Antes de qualquer coisa, é importante entender que a queda é parte do ciclo do cabelo. São cerca de 3 a 5 anos de crescimento, algumas semanas sem crescer, e então um período de queda natural. O que você precisa ficar atento é se esse fio que caiu está com a pontinha branca. Caso a resposta seja sim, é sinal de que o cabelo caiu antes desse ciclo, o que não é normal.

Confira o que pode te ajudar quando o cabelo estiver caindo muito:

  • Higiene: muita gente acha que é preciso lavar os cabelos todos os dias e isso não é verdade. O ideal é que os fios sejam lavados quando estiverem sujos, o que varia de pessoa para pessoa. Lavar demais pode deixar fragilizado, aumentando a queda, e lavar de menos pode causar o aparecimento de fungos, por exemplo. A temperatura da água também é determinante.

  • Quebra: é importante ficar atento para o que é queda e o que é quebra. Um cabelo muito maltratado costuma quebrar mais facilmente. Nesse caso, hidratação e cuidados para recuperar os fios é o mais indicado.

  • Desembaraçar: o ato de passar o pente nos cabelos molhados pode facilitar a queda. Portanto, pode ser mais interessante apostar num bom creme desembaraçante e deixar para pentear apenas depois de secos.

  • Estresse: nosso corpo é maravilhoso e dá sinais de quando algo está errado. A queda de cabelos pode ser um sintoma de excesso de estresse. É importante avaliar as situações a seu redor para tentar descobrir se é preciso fazer uma prevenção ou um tratamento mais intenso.

  • Dieta: uma alimentação equivocada, com carência de proteínas ou outras vitaminas, pode causar a queda de cabelos. Manter uma dieta equilibrada pode fazer toda diferença.

Para encerrar, vale dizer que se seu cabelo está caindo muito, você deve procurar um dermatologista. Os shampoos anti-queda podem amenizar um pouco o problema, mas reduzem muito pouco a queda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *