Câncer de Mama: Você Dorme com as Luzes Acesas?

Nossos hábitos estão diretamente relacionados à nossa saúde. Contudo, nem sempre a gente sabe disso. Uma prova disso é que um recente estudo indicou que deixar as luzes acesas à noite pode influenciar no aparecimento do câncer de mama. Estranho, né?

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Harvard, nos EUA, e acompanhou cerca de 110 mil mulheres. O resultado foi que os pesquisadores perceberam que as voluntárias que ficavam mais expostas à luminosidade noturna tiveram 14% de chances a mais de desenvolver a doença.

Luz Acesa à Noite x Câncer de Mama

Esse estudo foi realizado ao longo quase duas décadas e meia, acompanhando voluntárias de diversas áreas. Chamou atenção, porém, o fato de algumas enfermeiras noturnas, mais expostas à luz, serem consideradas mais propensas a ter câncer nas mamas.

O motivo para essa maior propensão estaria no nosso relógio biológico. A tese, ainda não comprovada, é de que nosso organismo pode sofrer com essa exposição a uma luz não natural. Assim, a alteração no chamado ciclo circadiano faria com que os hormônios como estrogênio e progesterona ficassem em níveis diferentes dos normais.

Pré-Disposição e Câncer de Mama

Mas não é preciso sair apagando todas as luzes ainda. O estudo de Harvard apontou que essa maior pre-disposição ao aparecimento de câncer aconteceu apenas nas mulheres que fumam e nas que estão prestes a entrar na menopausa, o que já são fatores de risco para o aparecimento de tumores.

Sem uma resposta definitiva sobre como a luz artificial poderia alterar nosso organismo, é cedo para estabelecer que tipo de providência deveria ser tomada. A maioria de nós é exposto regularmente a diversos tipos de luz artificial, da tevê, computador, celular, entre outros, portanto, por enquanto ainda é cedo para determinar que devemos nos preocupar em evitá-las. Acredita-se que deve demorar ainda alguns anos até que o estudo consiga respostas mais concretas sobre seus resultados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *