Como Descobrir Se Alguém Está Mentindo

Muita gente fala por aí que estamos vivendo a era da pós-verdade, em que o que é real não importa tanto, porém, isso não quer dizer que a gente tenha que gostar de mentiras, não é? Só existe uma coisa pior do que descobrir que alguém está mentindo, não descobrir.

Para evitar que você seja aquela única pessoa enganada, é sempre importante estar atento a todos os sinais que indicam mentiras ou necessidade de que você desconfie.

  • Contato Visual: sempre que você perguntar alguma coisa e a pessoa desviar o olhar na hora de responder, desconfie. Nosso corpo é maravilhoso e sempre dá indícios de quando algo está errado. Piscar demais também pode insinuar uma mentira.

  • Expressão Facial: sabe quando você sente que a pessoa não está realmente sentindo o que está falando? Pode ser por causa de sua expressão facial, que não combina com a declaração que está sendo feita. Quem está tentando te enganar, geralmente mantém a mesma cara o tempo todo. Já quem está sendo sincero tem tendência a mudar mais as expressões.

  • Coceirinhas: só de ler a palavra coceira é super comum sentir alguma parte do corpo coçando, mas exageros podem ser um sinal de alerta. A não ser que a pessoa esteja com alguma alergia, as coceirinhas têm tudo para indicar que a pessoa está tentando se esconder enquanto fala com você.

  • Falar Alto: você já notou que sua voz fica um pouco mais aguda quando está tentando convencer alguém de algo que não é bem verdade? É porque nossas cordas vocais ficam tensas durante uma mentira e podem ser outro sinal importante de que algo está errado.

  • Mãos e Pés: esconder as mãos nos bolsos durante uma conversa não é normal. Mesmo quando está super frio, o mais natural é ficar gesticulando de alguma maneira. Pode ser um indício de nervosismo. Se não tiver certeza, dê uma olhadinha para os pés. Se estiverem em direção à porta, isso pode indicar que a pessoa está preparada para fugir de você rapidamente.

Para encerrar, vale lembrar de outro clássico de qualquer mentiroso, ficar tossindo ou com muito pigarro. Isso acontece porque aumenta a quantidade de muco na garganta quando surge alguma ansiedade ou nervosismo anormal.

Ou seja, se você está desconfiado de alguém, não hesite em analisar todas suas atitudes. Isso pode fazer com que você descubra a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *