Como Parar de Fumar

parar de fumarParar de fumar é com certeza uma tarefa quase ou tão difícil quanto deixar qualquer outro vício como álcool ou drogas, para alguns é mais fácil e para outros, bem mais difícil, entretanto uma das primeiras e mais importante atitude é tomar a decisão de fazê-lo.  Esta é, todavia uma decisão que não pode ser tomada de uma hora para outra sob pena de você fracassar em muitas tentativas, ela deve ser pensada e repensada por inúmeras vezes e por um longo tempo até que você tenha realmente assimilado essa tomada de atitude, pois somente assim, depois de uma conscientização profunda as chances de conseguir se tornarão maiores.

Tomada esta decisão falta ainda você resolver de que maneira vai querer fazer isso, ou seja, se vai enfrentar todo esse processo sozinho, se vai buscar um médico que possa ajudá-lo com a indicação de algum tipo de remédio ou ainda se vai partir para uma terapia que possa ajudá-lo nesta que deverá ser uma empreitada nada fácil. Na verdade no momento em que você toma esta decisão está dando o devido valor a sua saúde e de seus familiares uma vez que deixar de fumar não é somente uma decisão difícil de ser tomada, mas se trata principalmente de uma demonstração de sabedoria.

Nos dias atuais com todas as informações que temos a respeito dos males que o cigarro causa a nosso organismo, a nossa mente e ainda a nossa aparência física, não é mais admissível que se continue com esse vício sem nada fazer para se livrar desse mal. Sou ex-fumante tendo começado aos 15 anos e após inúmeras tentativas, inclusive durante dois períodos de gravidez, não logrei vencer o vício. Sempre parava por um curto período para recomeçar com mais força pouco tempo depois, quando um belo dia, encontrei na internet um questionário, que quando respondido com seriedade, se podia medir o grau de dependência do cigarro.

Encurtando o caso, dadas as respostas, quando fui olhar o resultado dei-me conta de que na realidade tinha um grau muito baixo de dependência da nicotina embora fumasse já ha mais de 40 anos. Neste momento tive a dimensão do absurdo que vinha fazendo e deixei de fumar naquele momento. Hoje faz quase oito anos e nunca mais coloquei um cigarro na boca e é por isso que posso dizer que o mais difícil é tomar uma decisão consciente, pois quando esta tem base, parar de fumar pode se tornar mais fácil do que parece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *