Como Superar o Luto

Woman on the beach watching the horizon

No dia de finados, a gente relembra aqueles que já se foram. Para muita pessoas, é uma oportunidade de demonstrar saudade e fazer homenagens. No entanto, há quem tenha dificuldade de superar o luto e sofra ainda mais em datas como essa.

É natural ser invadido por uma grande tristeza e até desespero logo após perder um ente querido. Contudo, se trata de um processo natural da vida, e é importante que o luto seja apenas uma fase que acompanha essa perda e não algo definitivo.

Entenda como superar o luto e conseguir seguir a vida após uma perda:

  • Tenha Paciência: dê tempo para si mesmo até assimilar o que acaba de acontecer. Não existe um calendário fechado e perfeito para que você se sinta bem novamente. Evite se pressionar demais, deixe o processo ocorrer naturalmente e se achar que está demorando demais, procure ajuda especializada.

  • Expectativas: ninguém é imortal e nada é definitivo. Ajustar suas perspectivas de vida é essencial para que você não se sinta o único a sofrer uma perda. Elas acontecem, seja através da morte, de uma separação ou algo que tenha te afetado. Entenda que isso não acontece apenas com você ou por sua culpa. Há coisas que você simplesmente não pode controlar ou mudar.

  • Força: a perda não é um processo solitário e não precisa ser. Tente conversar com outras pessoas para encontrar conforto. Quem teve perdas semelhantes pode te ajudar a perceber que já uma luz no fim do túnel.

  • Seguir em Frente: não se sinta culpado ao reencontrar forças e conseguir continuar vivendo normalmente. A gente tem uma tendência a ficar preso no sofrimento e é preciso evitar isso a todo custo. Procurar um novo hobbie, uma ocupação diferente, fazer atividade física, qualquer coisa pode ajudar a dar o primeiro passo.

  • Celebre a Vida: a morte acontece, é dolorosa e pode vir quando menos se espera. No entanto, até que isso aconteça, há muita vida por todos os lados. Tente focar nos pequenos exemplos disso e não focar tanto no que é finito. Tenha novas experiências e se permita viver ainda mais.

valor e aprendizado em tudo que você vive. O luto pode demorar a passar, mas você deve aprender com ele. E não se preocupe, tudo acontece a seu tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *