Controle Sua Pressão

A pressão alta ou hipertensão é um problema que atinge mais de 16 milhões de pessoas somente no Brasil. De acordo com estatísticas, a maioria dos brasileiros não se trata adequadamente, podendo sofrer um derrame cerebral, ataques cardíacos, falência dos rins e até mesmo perda da visão.

Mas apesar dos riscos, especialistas afirmam que mais do que remédios, hábitos simples e saudáveis em nosso dia a dia podem controlar a hipertensão e nos auxiliar a manter uma vida saudável e com qualidade por muito mais tempo. Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer isso:

  • Reduza o Consumo de Refrigerantes -> Não é apenas o sal puro que é prejudicial para quem sofre de hipertensão, os refrigerantes e muitos outros alimentos industrializados contém em sua fórmula importantes níveis de “sódio”. Um estudo realizado nos EUA concluiu que somente reduzindo a ingestão desse mineral, é possível diminuir a pressão arterial em até 6 a 3 pontos. Assim, os refrigerantes, mesmo os light, diet ou zero, devem ser eliminados ou evitados ao máximo, inclusive as águas aromatizadas e gaseificadas.
  • Cozinhe Com Azeite, Tempere com alho -> o azeite de oliva extravirgem é rico em ácido oléico, substância capaz de regular sua pressão se representar 75% da gordura de sua dieta, especialmente se for associado ao alho, que possui alicina, outra substância naturalmente reguladora da pressão arterial. Juntos diariamente no seu prato são uma dupla de peso no combate à hipertensão.
  • Coma Banana -> assim como você toma os remédios todos os dias, deve comer uma banana também, pois ela é a maior fonte de potássio natural, responsável por regular a quantidade de líquido nas células, e, portanto capaz de regular a sua pressão.
  • Beba Moderadamente e Não Fume -> um a dois copos de bebida podem baixar a pressão, após esse limite o efeito é contrário; já a nicotina contrai os vasos sanguíneos e eleva a frequência cardíaca, aumentando imediatamente a pressão cada vez que você acende um cigarro
  • Divirta-se e Namore -> Estudos têm comprovado que quando nos dedicamos a essas atividades a pressão arterial baixa naturalmente. Existem duas explicações para esse fato: a adrenalina aumenta a resistência dos vasos à passagem do sangue enquanto a serotonina, liberada quando namoramos, relaxa e faz o sangue fluir facilmente pelo corpo.

1 pensamento em “Controle Sua Pressão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *