Depressão: Quando Procurar Ajuda

DepressaoVocê acordou meio desanimado hoje!? Tudo bem, pode ser que a segunda-feira tenha te deixado meio preguiçoso ou algo assim. Mas, e no fim de semana, o ânimo estava melhor? E semana passada? Faz tempo que você está se sentindo meio triste?

Ter uma fase ruim acontece com todo mundo. Às vezes é algum problema na família, falta de dinheiro, preocupação com relacionamento. Isso é super normal. O que não pode acontecer é este momento se estender demais sem que você procure ajuda. A depressão é cada vez mais comum e precisa ser tratada rapidamente. Mas, será que a gente sabe quando chegou a hora de encontrar um especialista?

Para te ajudar a entender se você está com depressão, separamos 5 dicas simples:

  • Estigma: há algum tempo, falar em depressão era um grande tabu, coisa de gente fraca ou qualquer besteira do tipo. Agora, já se sabe que estar deprimido é uma doença como outra qualquer e que precisa ser levada a sério. Esqueça os estigmas e não hesite em assumir para si mesmo que você precisa de ajuda.

  • Tristeza: depois de um acontecimento traumático, é comum se sentir triste e deprimido. Uma boa maneira de avaliar sua tristeza é perceber se você tem momentos em que sente menos sofrimento. Claro que apenas isso não vai te dar uma resposta definitiva, mas avaliar seus sentimentos constantemente pode ser uma boa maneira de compreender melhor o que se passa na sua mente.

  • Pensamentos: no segundo em que você tiver algum pensamento de querer se machucar de alguma maneira, peça ajuda. Pode não ser depressão, pode ser uma crise de ansiedade ou alguma outra questão mental, porém, é um grande sinal vermelho de que você precisa conversar com um especialista.

  • Remédios: você sabia que certos remédios podem servir como gatilho para uma crise depressiva? Se você perceber qualquer grande mudança de personalidade, dê uma olhada na bula dos medicamentos que pode estar tomando.

  • Motivação: sabe aquelas pessoas que dizem que você não tem motivo pra ter depressão? Pois é, gente ignorante. A depressão nem sempre é causada por algo específico. Assim como uma dor no rim, por exemplo, pode simplesmente fazer parte do seu organismo. Não fique se torturando, achando que precisa de uma razão para procurar ajuda.

Não existe uma fórmula certa e fechada para decidir quando você precisa ir a um especialista para lidar com a depressão. Por isso, a dica é ficar atento a qualquer mudança drástica em sua personalidade e não temer julgamentos. Assim que você sentir que algo está errado, procure alguém que possa te ajudar a entender melhor o que está se passando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *