Dezembro Vermelho: 5 Fatos Importantes Sobre o HIV

Desde o ano passado, o Dezembro Vermelho se tornou oficial no Brasil. O último mês do ano é dedicado à prevenção ao HIV.

Longe de ser uma sentença de morte como há alguns anos, o HIV e a AIDS continuam não tendo cura. Isso significa que a prevenção ainda é o melhor caminho.

Confira a seguir 5 Fatos Importantes que você precisa saber sobre a doença:

  • AIDS: ter o vírus HIV não significa necessariamente desenvolver AIDS. Quem é contaminado com o vírus pode demorar ou nunca desenvolver a doença. Assim, uma pessoa soropositiva pode ter uma qualidade de vida igual a de quem nunca se infectou.

  • Sintomas: um risco da AIDS é que seus sintomas são muito parecidas com o de uma gripe. Como o vírus ataca o sistema imunológico, a pessoa infectada pode sentir febre, mal estar, entre outros.

  • Exame: se uma pessoa é exposta ao vírus HIV, pode demorar algumas semanas até que o exame comprove que a pessoa é soropositiva. Por isso, é importante fazer o exame regularmente.

  • Grupo de Risco: no começo da epidemia de HIV, existiam grupos de risco, considerados mais passíveis de pegarem o vírus. Atualmente, porém, isso não existe mais. O Ministério da Saúde determinou que como a doença se espalha em diferentes indivíduos, o que existe é comportamento de risco.

  • Prevenção: não adianta, o preservativo ainda é o grande aliado na prevenção contra a AIDS. Embora a incidência de novos casos tenha diminuído, ainda é essencial se preservar. E isso vale também para casais que oficializaram a união.

Para encerrar, vale reforçar que soropositivos podem ter uma vida normal. Com alguns cuidados, é possível inclusive ter filhos sem o vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *