Como Celebrar o Dia da Mulher

Muitas flores, chocolates, mensagens motivacionais, gente dizendo parabéns; o Dia da Mulher costuma ser celebrado de várias maneiras, poucas do jeito certo. E se você não quer seguir pelo mesmo caminho, está na hora de compreender melhor a data.

Por mais que o Dia da Mulher pareça um momento para parabenizar alguém por seu gênero, a verdade é que não é esse o motivo dessa data. A origem desse dia está na luta feminina por direitos iguais, que continua até hoje.

Então, para não passar vergonha, veja como celebrar o dia da Mulher da melhor maneira:
  • Ouvir: todo mundo sempre tem muito a dizer, especialmente na internet, mas este é um momento de ouvir. Ouça as mulheres ao seu redor, verdadeiramente. Escute suas reivindicações e não argumente, a não ser que você também seja uma.

  • Respeitar: nenhuma mulher precisa de rosa vermelha, precisa de respeito. Aproveite a data para rever seus preconceitos e machismos, entendendo a necessidade de respeitar as mulheres, independentemente de roupas, maquiagem, opiniões.

  • Lutar: algumas mulheres nunca pararam para pensar na importância do dia da mulher e é essencial que isso não aconteça. Esta é uma data para lembrar e estabelecer a luta contínua pelos direitos femininos. Lembrando sempre que é importante não pensar na mulher como indivíduo, mas como um grupo que ainda sofre opressão.

Vale dizer também que os direitos das mulheres nada tem a ver com questões de hábitos culturais e moralidades. Por mais que você tenha crescido com algum comportamento antiquado, isso não te dá o direito de se recusar a evoluir. Da mesma forma, você não precisa militar sobre questões de polêmicas, por exemplo, se não se sentir à vontade para isso. Basta que não tente parar qualquer discussão apenas porque não concorda com ela.

E, é claro, dicas não valem apenas para o dia de hoje, mas para todos os outros. O dia 8 de março é apenas um marco simbólico, então nada de piadinhas sobre os outros dias serem dos homens, certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *