Dicas Para Aliviar o Estresse

Alongamento_EstresseO estresse, que é cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, pode gerar pressão alta, doença cardíaca, depressão, ansiedade e obesidade. E existem dicas práticas, consideradas naturais, para aplicação diária eliminando o estresse.

Pode parecer exagero, mas manter seu organismo em equilíbrio é essencial para sua saúde física. Quanto mais tranquilo e centrado você estiver, menores as chances de desenvolver alguma doença, já que a pressão e a imunidade, por exemplo, estão intimamente ligados ao seu estado emocional. Quem não se cuida pode acabar sofrendo algumas consequências desagradáveis.

Para que isso não aconteça, tente seguir a essas dicas simples, que podem te deixar mais saudável a longo prazo:

  • Alimentação

Com um cardápio saudável, é possível manter o bom humor e ainda ter boas fontes de energias como as proteínas e grãos integras. Dentre os alimentos indicados está o salmão, amêndoa, e blueberry. Lembrando que a cafeína em excesso pode causar ansiedade e nervoso. A vitamina B contribui para funções do sistema nervoso e cérebro, auxiliando no o relaxamento e combate contra fadiga. Na falta das vitaminas B, é comum depressão, apatia e irritação, sendo importante acrescentar no cardápio itens ricos com essa vitamina; exemplos são grãos de cereais, nozes, fígado, ervilha, feijão, ovos e produtos lácteos. O maracujá é conhecido como remédio popular em combate à insônia e ansiedade, comparada por alguns com mesma eficácia dos benzodiazepínicos, no tratamento do estresse. Mesmo sem comprovação, há afirmação da ação do maracujá elevando níveis do ácido gama-aminobutírico pelo cérebro, com menos atividade de células do órgão e relaxamento.

  • Terapias

A massagem é capaz de relaxar músculos tensos, com diminuição da dor e circulação melhorada, com efeitos positivos para a mente. E meditar, reservando de 15 a 30 minutos diariamente, é muito indicado. Existem situações em que inalar alguns aromas gera efeitos de sensação do alívio da tensão rapidamente, com elevação do humor, e diminuição da ansiedade com ajuda para concentrar-se. De acordo com os especialistas, os cheiros estimulam o sistema límbico, este que libera substâncias químicas que influenciam o cérebro, com sensação de emoção, relaxamento. Os tipos de óleos populares ideais para sentir alívio do estresse e da fadiga são alecrim, cipreste e lavanda.

  • Dicas Diárias

A atividade física regular tem funcionamento semelhante à meditação, com fornecimento do tempo para reflexão dos próprios pensamentos. E libera endorfina no cérebro, com auxílio no humor, e prevenção contra obesidade e outras doenças. Os alongamentos são essenciais também. Uma dica importante é organizar o tempo diariamente. Dessa forma, há controle sobre as atividades diárias. A lista pode auxiliar muito a rotina agitada. Apenas visualizar a desorganização pode causar instabilidade. O sono é o fator mais importante para eliminação do estresse. Quando se dorme por pouco período, há irritação, depressão e lentidão. O equilíbrio é essencial, ou seja, os exercícios físicos não devem ser realizados nas 3 horas anteriores ao sono. O banho quente é indicado, e os alimentos com triptofanos também, precursor da criação da melatonina como amendoim, figo, carboidratos, leite e banana.

Se você está se sentindo estressado, não tenha medo de mudar sua rotina e tentar acabar com aquilo que te afeta. O resultado pode ser melhor do que espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *