Quem Pode Fazer Cirurgia Refrativa?

Quem usa óculos sem dúvida já pensou como seria enxergar normalmente. E cada vez mais essa possibilidade está mais acessível, com procedimentos como a cirurgia refrativa, que corrige o grau.

Antigamente, as cirurgias eram com bisturi tradicionais, com riscos mais altos e recuperação lenta. Agora, no entanto, o laser trouxe uma grande modernidade e praticidade. Com diferentes técnicas, seu uso reduziu o tempo de cirurgia para até 5, 6 minutos.

Mas embora seja super simples atualmente, ainda existem alguns critérios importantes para definir quem pode ou não fazer cirurgia refrativa:

  • Idade: é importante que o grau esteja estabilizado para fazer a cirurgia a laser. Em geral, isso acontece apenas depois dos 18 anos, por isso, não se faz o procedimento antes da maioridade.

  • Córnea: a saúde e a espessura da córnea são fatores decisivos para o laser. Existe um valor de segurança mínimo para que o oftalmologista possa efetuar a correção. A presença de cerotocone também é decisiva.

  • Retina: é importante fazer uma avaliação da retina para descobrir se há alguma alteração ou lesão. Atualmente é possível cauterizar pequenos rasgos na retina e fazer a cirurgia após algumas semanas de cicatrização.

Também são avaliados outras possíveis doenças oculares, como conjuntivite, por exemplo. O médico especialista deve descartar qualquer paciente que tenha alterações que possam atrapalhar o bom resultado da cirurgia. Em geral, são exigidos de 4 a 5 exames básicos antes de estabelecer se a pessoa está apta a operar.

Outro ponto importante é que nem sempre o paciente vai conseguir zerar a necessidade dos óculos. Pode ser que reste algum grau residual, caso o grau seja muito alto, mas varia bastante de caso para caso.

Antes de fazer a cirurgia é interessante procurar um profissional qualificado e ficar atento para seu histórico operatório. Embora seja um procedimento simples, os cuidados com a avaliação antes da cirurgia refrativa são essenciais. É nestes exames que se poderá estabelecer o sucesso do procedimento.

Sintomas de Pedra no Rim

Quem tem ou teve pedra no rim dificilmente soube qual era o problema logo de cara. Muito fácil de confundir com dor na lombar, por exemplo, esta é uma das doenças mais dolorosas que podemos ter.

Um dos motivos que torna pedra no rim tão difícil é o fato de que as crises podem ser extremamente desconfortáveis, especialmente por serem quase sempre inesperadas. Podendo ser acompanhadas de pressão baixa, há quem demore a tratar da maneira correta.

Veja a seguir 4 sintomas mais comuns de pedra no rim:
  • Dor: mulheres que já tiveram filhos costumam comparar a dor de ter pedras nos rins com a dor de parto. Ou, ainda pior, já que durante as contrações, a dor vai e volta, e numa crise, ela é permanente, podendo até mesmo causar desmaios.

  • Cólica: a dor causada pela pedra é uma cólica que pode aparecer no baixo ventre e também na região das costas. É super comum quem comece sentindo um fiozinhode dor na lombar e vá ao médico achando que se trata de coluna.

  • Xixi: é estranho dizer isso, mas você precisa cuidar atentamente do seu xixi, caso exista suspeita de pedra no rim. Ir ao banheiro toda hora e sentir dor ao urinar é um grande sinal de alerta. A presença de sangue no xixi também deve ser investigada.

  • Náuseas: sentir náusea ou ânsia de vômito uma vez ou outra não significa que você tenha pedra no rim. Entretanto, se este for um sintoma recorrente e acompanhado de algum outro sinal, vá ao médico o mais rápido possível.

Se você tem alguém na sua família com pedra no rim, é sempre muito importante manter um cuidado ainda maior na alimentação. Evitar a ingestão de sal é algo essencial.

Da mesma forma, é muito importante se manter hidratado e beber muita água, especialmente durante os períodos de crise. Caso a pedra seja pequena, é possível que ela seja expelida naturalmente. Já para as maiores, cirurgias podem ser indicadas.

Suco de Limão Para Desinchar

O carnaval se foi e o seu corpo ainda não se recuperou direito? Isso é super comum. A gente exagera um pouquinho e organismo demora um pouco para voltar aos eixos. Uma prova disso é que tem muita gente ainda lutando contra o inchaço deixado pelo feriadão.

Mesmo se você não tiver bebido todas, é provável que tenha ficado em casa. E quem fica em casa você sabe, né? Fica comendo e beliscando, esquecendo completamente da alimentação saudável. E tudo bem fazer isso de vez em quando. Agora é hora de correr atrás do prejuízo.

Para ajudar a desinchar e perder essa barriguinha que surgiu ou ressurgiu nos últimos dias, trazemos hoje uma receita super simples de suco de limão. Anote e guarde bem os ingredientes, eles podem te salvar em outros momentos de retenção de líquidos:

Suco de Limão Para Desinchar

– 1 limão;

– 60g de folhas de salsa;

– 300 ml de água

Modo de Preparo: faça o suco de limão e misture a salsa bem picadinha. Coloque a água por cima e mexa bem. Tome pela manhã, ainda em jejum, por pelo menos 5 dias. Se achar que ainda não deu resultado, pare de tomar por 10 dias e volte a tomar por mais 5.

Muita gente acha que o inchaço é um problema apenas estético, mas isso não é verdade. O bom funcionamento do nosso organismo depende de uma série de fatores e isso inclui a eliminação correta de líquidos.

Uma das coisas mais essenciais para qualquer pessoa é beber pelo menos 2 litros de água todos os dias. Isso faz uma imensa diferença, já que o metabolismo também é beneficiado pela hidratação.

Se apenas a água não for suficiente para eliminar o inchaço e te manter hidratado, aposte em sucos de fruta natural, como os de melancia, e também as frutas com muita água, como o melão.

Top 5 Maneiras de Se Hidratar

Você já deve estar cansado de ouvir que é importante tomar pelo menos 2 litros de água por dia, não é? Mas, e para quem simplesmente não consegue tomar água nessa quantidade?

Infelizmente, ainda não existe uma fórmula mágica para manter o corpo hidratado. Entretanto, ficar sem líquidos pode trazer sérias consequências para o organismo, influenciando da pressão arterial até a sensação de bem estar, entre outros.

Por isso, confira a seguir 5 maneiras de se hidratar ao longo do dia:

  • Sabor: calma, não é pra sair correndo comprar aquelas águas saborizadas industrializadas. Elas possuem muito sódio e são péssimas para a saúde. No entanto, nada de impede de colocar um pedaço de fruta, de gengibre, hortelã, ou qualquer outra coisa na sua garrafinha de água. Esse saborzinho pode te deixar com mais vontade de se hidratar.

  • Frutas: se você realmente não está conseguindo beber água, as frutas são suas melhores amigas. Comer melancia, melão, abacaxi, entre outros, ajuda muito, já que são frutas com grande quantidade de água em sua composição.

  • Agenda: existem aplicativos muito eficientes para ajudar na hidratação. Há alguns que avisam de tempos em tempos quando você deve beber um copo de água. Não hesite em instalar no seu celular e cumprir a agenda como se fosse um compromisso (consigo mesmo).

  • Gelo: calma, nada daqueles geladinhos, sacolés, ou como quer que você conheça, cheio de calorias. O que pode te ajudar a se hidratar são gelinhos saborizados da mesma forma que a água. Coloque num saquinho e leve ao freezer, com pedacinho de frutas ou folhas de menta.

  • Treino: muita gente é competitiva até em se tratando de metas pessoais e isso pode ser super útil. Estabeleça um treino de hidratação, medindo quanta água você consegue beber num dia e ultrapassando essa meta no dia seguinte. Vale até competir com algum amigo que também tenha dificuldade de hidratação.

Pode não parecer, mas a água é essencial para a saúde e bem estar do nosso organismo. E não, água não é suco e muito menos refrigerante. Faça um esforço e você vai ver como até sua pele vai melhorar com o tempo.

Top 10 Piores Alimentos Para o Coração (Parte 2)

É muito comum só se preocupar com a alimentação quando se fala em perder peso, no entanto, a prioridade precisa ser para a saúde, em especial a do coração. Infelizmente, isso significa cortar bastante coisa que comemos regularmente.

Você já aprendeu sobre 5 alimentos que precisamos evitar, e a lista continua. Veja o que mais você precisa eliminar ou reduzir na sua vida alimentar:

Piores Alimentos Para o Coração

  • Cereais com Açúcar: mesmo os alimentos que prometem ser saudáveis podem ser perigosos. Comer carboidrato e açúcar refinado pela manhã vai causar inflamação e aumentar sua taxa de glicose, então você vai sentir fome o dia todo. Os sucrilhos precisam ser os mais naturais possíveis.

  • Bolachas e Cookies: a maioria das bolachas, biscoitos e cookies contêm uma imensa quantidade de açúcar. Prefira preparar suas receitas em casa mesmo, com ingredientes mais saudáveis e evitando o açúcar branco.

  • Margarina: existe um ditado que diz que só falta uma molécula para a margarina virar plástico, então já dá pra notar que não se trata de um alimento que faz bem para a sua saúde. Não precisa eliminar completamente, mas procure as fórmulas que fazem menos mal.

  • Pizza: a quantidade de sódio presente em uma pizza pode ser assustadora, por isso, precisa ser consumida com muita moderação. Existem receitas caseiras muito boas que te ajudam a controlar a adição de sal, para o caso de não conseguir viver sem.

  • Refrigerante Diet: esqueça os refrigerantes da sua vida. Sério, nem light, nem diet, nem normal. A quantidade de sódio presente nos refris são imensas. Além disso, os refrigerantes diet tendem a compensar a falta de açúcar com outros conservantes e aditivos.

Para encerrar, vale dizer que você não precisa cortar tudo que você gosta da sua vida, mas é interessante que você tenha equilíbrio nas suas refeições. Prefira sempre cozinhar em casa e evitar os industrializados. Só isso já vai fazer uma grande diferença na sua vida.