Herpes – Saiba Mais Sobre Este Vírus

A herpes é uma doença presente na maioria dos brasileiros adultos. Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil possuam seu vírus causador, que pode ser desencadeado por vários fatores.

Dentre eles os mais comuns são: o estresse, resfriados e até mesmo sol em demasia são suficientes para ter início o doloroso processo da herpes, que tem um ciclo de 7 dias. Começa com um quadro de ardor local, formigamento e coceira, para logo evoluir para o surgimento de pequenas bolhas com intensa vermelhidão em volta.

Segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, atualmente cerca de 9 entre 10 adultos brasileiros sofrem com um dos 3 tipos existentes de herpes, que são:

  • HSV 1 -> manifesta-se geralmente no rosto (lábios e nariz). Porém, também pode surgir em outros locais do corpo e nesse caso, o quadro será mais ameno. Esse tipo de herpes é contagioso pelo contato direto com a ferida ou com objetos infectados. Seu tratamento é feito com medicamento antiviral.
  • HSV 2 -> manifesta-se nos órgãos genitais femininos e masculinos. Como a doença é contagiosa, o uso de preservativo é a única forma de evitar a transmissão, reduzindo em 1/3 o risco de contrair a doença. Esse tipo de herpes normalmente causa dor durante a relação sexual e o tratamento é feito com medicamento antiviral;
  • Herpes-Zóster -> o transmissor desse tipo de herpes é o vírus varicela-zóster, o mesmo que causa catapora. Esse tipo de herpes não é contagioso e só aparece uma vez na vida, sendo a menos comum e a mais grave. A herpes-zóster causa lesões muito dolorosas na pele do corpo, comumente formando uma faixa na região das costelas e do tórax. Surge normalmente em pessoas idosas ou pacientes que estão há muito tempo na cama, portadores de HIV e pessoas com a imunidade especialmente baixa. O tratamento da herpes-zóster é feito através de medicação oral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *