Inchaço nas Pernas e Pés

Pes_InchadosSabe quando você compra um sapato pela manhã e quando o usa durante um dia todo, percebe que ficou apertado? Pois é, pode não parecer, mas é comum chegar ao final do dia com a sensação das pernas e pés inchados e com muito peso, com dificuldade até mesmo para ficar em pé. Esse desconforto acontece por culpa da retenção de líquidos nos membros inferiores.

Recorrente em muitas pessoas, este problema pode ser causada por diversos motivos, alguns mais sérios do que outros. Assim, mesmo que não pareça uma prioridade, é sempre importante estar atento aos sinais do corpo.

Uma dica para notar se você está mesmo com inchaço é pressionar os dedos no local onde acredita estar com retenção. Se você segurar brevemente e, quando soltar, a pele demorar mais do que 3 segundos para voltar à cor normal, pode ser um indício de que há mesmo líquido acumulado na região. Vale dizer, é claro, que em alguns casos isso é natural, não ocasionando grandes riscos.

  • Causas do Edema

Dentre os possíveis fatores geradores do inchaço nas pernas e pés estão alterações hormonais, complicações renais, insuficiência na circulação sanguínea da região, varizes, problemas cardíacos. Ainda movimentação escassa dos pés e pernas, e o efeito colateral de remédios, como anti-hipertensivo.

Algumas doenças também podem ser causadoras do problema, como da tireóide, nos osso e músculo, e com origem hepática. O sedentarismo, além de ser prejudicial à saúde, também é um dos fatores.

  • Principais Sintomas e Diagnóstico

Alguns sinais indicam claramente o edema no corpo, sendo um deles o cansaço pelos membros inferiores e a sensação de muito peso, como a dor pelos pés e pernas.

Já em relação ao diagnóstico, o inchaço é visível para as pessoas, mas é importante a análise médica constatando o edema. O médico, através da avaliação, encaminha o paciente para exames sanguíneos, hepático, renal, da tireóide e até mesmo para teste cardíaco. E através dos resultados é prático o direcionamento para o tratamento adequado.

  • Dicas para Alívio do Inchaço

É fundamental descansar muito, e na média são 8 horas diariamente de sono. As pernas devem ser levantadas; a indicação é deitar com pernas em altura um pouco mais alta que o resto do corpo, usando o travesseiro. A movimentação é essencial, os pés devem ser movimentados em círculo para direita e esquerda, quando na posição deitada ou sentada. Então é indicado mexer os pés com inclinação para cima e depois para baixo, ativando a circulação.

A alimentação é importante no processo para aliviar o edema pelas pernas e pés, com moderação na utilização do sal, que é aliado da retenção dos líquidos. E o cardápio diário ideal é o mais saudável possível.

A hortaliça é indicada para consumir todos os dias, com elementos diuréticos, e são muitas as opções, como pepino, aipo, alface, dentre outros. Já o gel-creme é um produto indicado para refrescar as pernas, com sensação de relaxamento para a área atingida pelo inchaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *