O Que é Peeling?

peelingA medicina estética avança a passos largos e a cada dia surgem novos tratamentos de beleza, enquanto outros se consolidam, pela sua eficácia. Dentre os diversos tratamentos de beleza facial o peeling se destaca pela sua capacidade de renovar e rejuvenescer a pele, eliminando manchas, cicatrizes, rugas finas e outros sinais.

Peeling é um termo em inglês que significa “descascar, pelar, descamar, esfoliar, desprender”, e literalmente é isso que o tratamento de beleza propõe a você, descascar toda a sua pele para que surja outra nova, utilizando para isso diversas técnicas, com níveis de profundidade diferentes.

A pele é formada por diversas camadas, e teoricamente as mais superficiais são as mais danificadas, aquelas em que ficam impressas as marcas do tempo, dos abusos cometidos, como o excesso de sol, as manchas, os sinais de envelhecimento, cicatrizes, etc.

O peeling pode ser facial quando aplicado só no rosto ou também pode ser corporal e aplicado em algumas regiões como pescoço, mãos, colo e até nos braços e pernas. Dependendo da região onde vai ser aplicado – e das condições da pele e dos sinais e manchas que devem ser removidos -, deverá ser a intensidade do tratamento (que é classificado em superficial, médio e profundo) e também o tipo de procedimento que vai ser realizado para descascar a pele e provocar o surgimento das novas células.

Existem basicamente 3 tipos de peeling que são: os peelings químicos, que utilizam substâncias como ácidos para promover o descascamento da pele, o peeling físico em que o processo é provocado pelo lixamento e pela abrasão da pele e ainda o peeling a laser, em que a pele é retirada com a aplicações de raio laser. E cada um desses tipos de peelings pode ser intenso, médio e leve, de acordo com a necessidade do paciente e a escolha dos produtos.

O peeling é um tratamento seguro, porém todas as modalidades requerem cuidados na aplicação e também no período posterior ao tratamento, e vale salientar que quanto mais profundo, o peeling maior o tempo de resguardo necessário, período em que é proibida a exposição ao sol, uma vez que a nova pele é muito frágil e pode ser danificada facilmente. No peeling superficial e de média intensidade o paciente não deve sentir dor, já no peeling mais profundo é comum sentir algum desconforto até um ardor mais intenso, por isso o tratamento deve ser feito preferencialmente por um dermatologista, que pode lhe indicar com mais segurança qual o melhor procedimento para a sua pele.

1 pensamento em “O Que é Peeling?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *