Outubro Rosa: 10 Dicas Para Prevenir o Câncer de Mama (Parte 2)

A prevenção é a grande intenção do Outubro Rosa. O câncer de mama pode ser curado muito mais facilmente quando descoberto nos estágios iniciais. É por isso que é essencial se prevenir da melhor maneira possível.

Uma das coisas mais importantes para a prevenção é conhecer e ficar atento aos sinais do próprio corpo. Para te ajudar nessa tarefa, seguimos hoje com nossas dicas para prevenir o câncer de mama:

  • Autoexame: nada é mais importante do que examinar as próprias mamas com regularidade. O mais indicado é avaliar os seios entre o quarto e o sexto dias após o fim da menstruação, procurando qualquer sinal de nódulo ou caroço que possa ter aparecido. E se algo estiver diferente, é preciso procurar o médico rapidamente.

  • Remédio: para grupos de risco aumentado, o especialista pode receitar uma medicação específica para tentar reduzir as chances de aparecimento de tumores. Se você se encaixa nesse grupo, procure um médico especializado.

  • Cigarro: pare de fumar já. Não existe meio termo. As substâncias presentes no cigarro favorecem o aparecimento de tumores. Cerca de 30% das pessoas com câncer fumam.

  • Peso: é sempre importante evitar a obesidade, mas após a menopausa, é ainda mais essencial. O excesso de gordura aumenta a produção de estrogênio, o que acaba facilitando o aparecimento de tumores. Tente ao máximo manter seu peso em níveis adequados.

  • Mamografia: além do autoexame, a mamografia é outra maneira de prevenir o câncer e ter um diagnóstico precoce, se for o caso. Para mulheres acima dos 40 anos, é preciso fazer anualmente.

Aproveite o mês de outubro para agendar sua mamografia e mantenha sempre uma agenda disciplinada de autoexame. Isso pode fazer uma imensa diferença na sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *