Pare de Mentir Para Si Mesmo

Pare_MentirVocê foi àquela festa super legal e colocou mil fotos no facebook? Está tranquila/o e concorda com tudo que seu marido/esposa quer? Decidiu que nem queria mesmo aquele aumento de salário e está tudo bem? Ótimo! Se isso tudo for verdade, parabéns, pode deixar este post pra lá. Mas… se estiver sentindo que está mentindo para si mesmo, esta é a hora de parar.

No dia 1º de abril, a gente sempre brinca com mentirinhas, de enganar os amigos, e é super divertido. O que não é, porém, é fingir que estamos bem quando isso não é verdade. Por mais estejamos vivendo uma fase em que todos parecem felizes demais, é importante não esconder nossos sentimentos.

Se você acha que está fugindo de suas próprias verdades, descubra como se livrar dessa mentira pessoal:

  • Diga Não: a gente aprende que sempre tem que ser educado e aceitar tudo, mas isso não precisa acontecer sempre. Não há nada de mal em se negar a fazer alguma coisa ou não concordar. É parte da vida e você não precisa se angustiar por isso. Egoísmo pode ser bom de vez em quando.

  • Mecanismo de Defesa: não adianta, nós sempre reagimos a certas coisas da mesma maneira. Não se esconda e nem ataque as pessoas quando elas discordarem ou te machucarem. Fale sobre o que te desagrada e converse sem reservas. Não deixe suas defesas pessoais te fecharem para o que está acontecendo.

  • Tenha Medo: não precisamos ser fortes o tempo todo. Ter medo é parte de quem somos e pode ser até saudável. Ao invés de se esconder atrás de uma coragem que você ainda não tem, se permita ter medo por alguns segundos ou minutos e então decida como enfrentá-lo.

  • Aceite Suas Limitações: a maneira como você vê o mundo é a sua maneira, ponto. Entenda que a sua verdade é sua, apenas sua. Não ache que o mundo todo te enxerga da mesma maneira e não se importe se você tiver limitações. Todos nós temos. Não precisa fingir ser quem você não é, o mundo fica mais fácil.

  • Seja Verdadeiro: não precisa sair contando para todo mundo o que você está pensando ou fazendo, seja honesto apenas consigo mesmo se for o caso. O essencial é ter consciência do que são as eventuais mentiras da sua vida e não viver sob ou em função delas.

Pode parecer bobo, mas ser mais amigo de si mesmo pode fazer toda diferença para viver bem. Pense e estabeleça quais são seus segredos e mentiras internas, apenas não se deixa dominar por elas.

1 pensamento em “Pare de Mentir Para Si Mesmo”

  1. Apesar da publicação ter sido feita no dia primeiro de abril, essas informações são verdadeiras e também muito valiosas. Muito reflexivo. Adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *