Reflexologia

A técnica de massagem aplicada nos pés e mãos do paciente, com o objetivo de atingir outros membros e órgãos das quais são reflexas, é muito antiga e conhecida como reflexoterapia. O estudo dessas áreas reflexas é o objetivo da reflexologia.

O princípio da reflexoterapia acredita que as energias precisam circular livremente por todo o organismo, que dessa forma se manterá saudável e em forma. Quando por tensões ou outros motivos essa energia é impedida de circular, começam a surgir os problemas, que podem ser de ordem física ou emocional. Assim de modo muito simplificado, podemos dizer que a técnica aplica os conhecimentos da reflexologia para desobstruir os possíveis bloqueios e pontos onde a energia não está circulando, fazendo com que ela flua de maneira uniforme e contínua por todo o organismo. Isso por que, segundo o princípio dessa técnica, o bloqueios de energia é responsável por muitas doenças e males que atingem o ser humano e até os animais.

A reflexologia produz mapas dos pés e das mãos, onde todos as partes do organismo, seus órgãos, glândulas e estruturas são representados, formando um microcosmo do organismo. De acordo com especialistas, esses pontos também pode ser encontrado nas orelhas e na íris dos olhos, porém a terapia é mais comum nos pés, pois é o local onde são mais facilmente localizados.

Para aplicar a reflexoterapia é necessário ter alguma noção das técnicas gerais de massagem e conhecer os pontos reflexos, principalmente nos pés. A sua aplicação é bastante simples, primeiro é necessário uma conversa atenta com o paciente, escutando suas queixas, para então resolver os pontos que devem ser estimulados. Especialmente por que cada paciente é um indivíduo único e possui problemas diferentes. Portanto, a massagem não deve ser padronizada para todos. O paciente deve ser deitado ou recostado confortavelmente, de forma que seus pés fiquem totalmente livres e então é iniciada a massagem dos pontos específicos, que devem ser manipulados com as mãos, sem o auxílio de nenhum outro instrumento.

A reflexoterapia é uma técnica considerada parte da medicina alternativa e pode ser associada a tratamentos médicos comuns. Porém, nunca em substituição  a esses, sendo comprovadamente muito eficiente para ajudar a comabter problemas como enxaquecas, dores musculares, alergias, problemas digestivos, disfunções sexuais relativas a menopausa, depressões, ansiedade e outros sintomas. A técnica tem excelentes efeitos sobre os indivíduos, propiciando um grande bem estar que pode ser sentido imediatamente e se prolonga por vários dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *