Saiba Como Prevenir o Diabetes

Considerada uma das doenças silenciosas mais perigosas dos últimos tempos, o diabetes costuma ser encarado como algo impossível de prevenir, o que não é verdade. Com uma vida regrada e alguns cuidados, é sim possível evitar esse mal.

Claro que, como tudo, não existe uma fórmula mágica para evitar o aparecimento do diabetes. Não se trata de uma mudança que você pode fazer de uma hora pra outra, mas de uma série de novos hábitos que você precisa criar para estabelecer uma rotina mais saudável como um todo.

Confira a seguir dicas de como prevenir o aparecimento do diabetes:

  • Genética: se algum familiar direto seu tem diabetes, suas chances de desenvolver a doença são maiores. Contudo, a genética configura apenas um fator de risco que pode ser melhor controlado se você não se deixar levar, achando que já que é inevitável, é melhor comer açúcar e pronto. Evitar o açúcar refinado desde sempre pode fazer muita diferença.

  • Peso: existe muita gente com sobrepeso que possui uma saúde de ferro, porém, o excesso de pelos pode se tornar um fator a mais no aparecimento do diabetes. A gente sabe que emagrecer nem sempre é fácil, porém, se manter dentro do peso adequado para sua altura ajuda muito a prevenir esta e outras doenças.

  • Emagrecimento: se você ainda não está convencido, saiba que eliminar de 5 a 10% do seu peso corporal é comprovadamente eficiente para diminuir as chances de ter diabetes ou outros distúrbios.

  • Carboidrato: todo carboidrato que você consome se transforma em açúcar no seu organismo. Na prática, isso significa que você precisa reduzir não apenas o açúcar refinado, mas também os pães e massas. Optar pelos integrais pode fazer uma imensa diferença.

  • Exames: é essencial que você faça exames periodicamente. Há casos de gente que passa mal na rua sem saber o motivo e acaba descobrindo que está com a glicose baixa. O diabetes é apenas uma das doenças relacionadas à presença de açúcar no sangue e é essencial que você esteja sempre monitorando o que se passa no seu corpo.

Como já deixamos claro, não há uma resposta fechada e definitiva para prevenir o diabetes definitivamente, mas quando houver, sem dúvida essa resposta estará relacionada a bons hábitos. Não hesite em mudar sua rotina para ter uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *