Dicas de Saúde e Bem Estar para Mulheres

saude para mulheresMulher o sexo frágil… Uma frase como esta nos dias atuais parece uma piada, não é mesmo?

Só nós mulheres somos capazes de trabalhar, cuidar de uma casa, dos filhos, do marido, dos interesses e necessidades de todos e ainda estar bonita, saudável e bem disposta.

E é preciso atentar que todas essas atribuições não requerem apenas esforço físico e tempo, mas também disposição emocional e afetividade, especialmente para atender as necessidades dos filhos pequenos e adolescentes. Isso parece e é uma super maratona, encarada com muito sucesso pela maioria das mulheres, não nessa ordem, nem mesmo nas mesmas condições, porém a grande maioria sabe dos desafios que enfrenta no seu cotidiano.

Para enfrentar com sucesso esses desafios do dia a dia é essencial que a mulher cuide bem de seu corpo e da sua saúde física e emocional. Para lhe auxiliar nessa tarefa aqui vão algumas dicas simples e eficazes.

1. Visite o médico com regularidade – esse item é básico, a mulher precisa cuidar da sua saúde, fazendo exames regulares, especialmente depois dos 40 anos. Muitas doenças como o câncer de mama podem ser tratados com sucesso se descobertos a tempo.

2. Faça exercícios físicosexercícios físicos no mínimo 3 vezes por semana garantem a qualidade de vida no momento presente e também no futuro, além disso quando nos exercitamos o nosso organismo produz substâncias importantes que melhoram nosso humor e mantém a depressão e o estresse, dois problemas considerados como “mal do século” longe de nossas vidas.

3. Alimente-se bem – muitas vezes na correria do dia a dia somos tentadas a comer uma comida semi-pronta ou atender os insistentes pedidos dos filhos e sucumbir a pizzas, batatas fritas e todo tipo de delicias que são um atentado a nossa saúde. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras, incluindo algumas proteínas de soja, são benéficas a saúde e de toda a família e proporcionam maior bem estar e disposição física;

4. Tenha uma rotina – com tantas responsabilidades e atividades, manter uma rotina é fundamental para dar conta de tudo e não se perder exausta no meio de tantos afazeres. Adote uma agenda e peça ajuda, delegue atribuições, não tente ser uma super mulher, seja humana;

5. Tenha um tempo para si mesma – sendo humana você precisa de um tempo só para si, sem culpa. Longe da família, do trabalho, dos compromissos. Um tempo para não fazer nada, para ler aquele livro esquecido, para visitar uma amiga, para passear no parque, para brincar com o cachorro, para ir no salão de beleza, assistir um filme… um tempo para fazer alguma coisa por um único motivo, o seu próprio prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *