Sol Também é Saudável

Sol Também é SaudávelA exposição moderada aos raios solares traz muitos benefícios à saúde e previne doenças como raquitismo, osteoporose, depressão, e até câncer. Para isso, é preciso ter cautela, fugindo do envelhecimento precoce e do câncer de pele.

Num país ensolarado como o Brasil, é quase impossível se manter longe de prais e piscinas em dias mais quentes. Contudo, a grande preocupação em não se expôr aos raios ultravioletas acaba mantendo as pessoas mais longe do sol do que deveriam. É essencial encontrar um equilíbrio, e saber avaliar riscos e benefícios.

Talvez entre todos os benefícios para o corpo humano, a produção de vitamina D seja o mais importante. Os raios ultravioletas absorvidos pela pele estimulam a produção dessa vitamina que participa da formação, do fortalecimento e da manutenção dos ossos.  A vitamina D também pode ser obtida através da dieta, mas sempre em pequenas quantidades, sendo que sua carência é responsável pelo raquitismo  e outras doenças graves em crianças. Além de aumentar o risco de osteoporose, fibromialgia e síndrome da fadiga crônica em adultos.

Dessa forma, médicos e pediatras alertam que mesmo os bebês devem tomar banhos de sol regulares, antes das 10 horas e depois das 16 horas, por cerca de 20 a 30 minutos. Porém, não são somente as crianças que se beneficiam dos efeitos do sol, mas também quem já está na velhice, pois a vitamina D é importante na prevenção e no tratamento da osteoporose nos idosos, e especialmente nas mulheres na menopausa.

Atualmente, o medo das rugas, do envelhecimento precoce e do câncer de pele, tem levado muitas mulheres a evitar o sol, um cuidado válido, mas que em excesso pode trazer problemas no futuro. Assim, para tirar o melhor proveito do sol para a sua saúde e manter uma pele bonita e sem rugas, siga estas dicas:

  • Se exponha ao sol regularmente em períodos de 15 a 30 minutos;
  • O ideal é que o seu banho de sol seja antes das 10 e depois das 16 horas;
  • Nesse caso o local exposto não deve estar protegido de filtro solar;
  • Se não quiser expor o rosto, ponha filtro solar nesta região e exponha outra parte do corpo (pernas, braços, pernas);
  • Estima-se que a exposição solar de 5% da superfície do corpo é suficiente;
  • Crianças podem brincar no sol com pouca roupa, cuidando os horários de menor intensidade;
  • Bebês devem ser expostos ao sol, nos horários e períodos adequados, com pouca roupa, de frente e de costas, em um local protegido do excesso de calor, de vento e de sol forte;

O sol tem um papel essencial na saúde do organismo, ao mesmo tempo, a exposição exagerada aos raios ultravioletas é um importante fator de risco para o câncer de pele. Então, assim como qualquer coisa na vida, o essencial é ter moderação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *