Solucionando Problemas de Pele

A maioria dos problemas de pele comuns, como manchas, acnes e pele seca, costumam reagir muito bem à mudanças simples no estilo de vida das pessoas.

Hábitos como dormir bem, exercitar-se, tomar bastante água e tomar sol moderadamente normalmente ajudam a solucionar boa parte dos incômodos. Manter a pele sempre limpa, utilizando água morna e um sabão suave ao invés de esfoliante, certamente também contribui.

Contudo, problemas mais crônicos precisam da ajuda de um profissional, sem nunca deixar de lado as dicas caseiras. Isso por que uma dieta equilibrada possa ajudar no tratamento e no processo de melhora e cura.

  • Acne – a acne acontece quando os folículos pilosos ficam entupidos com o sebo produzido pelo corpo, então as bactérias se proliferam resultando em inflamação e vermelhidão. A acne é mais comum na adolescência, especialmente nos meninos, quando os níveis hormonais estão em alta e em transformação. Já os cravos ocorrem quando a glândula sebácea é entupida por sebo e queratina que formam uma pasta gordurosa.  O surgimento dos cravos e da acne está diretamente relacionado com aquilo que comemos e também com o que deixamos de comer. Produtos industrializados e refinados, assim como o sal, devem ser evitados, enquanto grãos integrais, frutas, legumes, verduras frescas e alguma quantidade de óleo poliinsaturado adicionados ao cardápio serão capazes de reduzir consideravelmente o surgimento de acnes e cravos. A vitamina A é muito eficaz contra a acne e pode ser encontrada na forma industrializada e em alimentos ricos em betacaroteno, como cenouras, damascos secos, manga, melões e pêssegos
  • Pele seca – Quando o nível de água no seu corpo diminui, a pele se ressente e a tendência é ficar seca e rachar. Assim, para ter uma pele naturalmente hidratada, beba ao menos 8 copos de água diariamente. Para lembrar, tenha sempre uma garrafa sobre sua mesa ou local de trabalho, especialmente pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado. Pode-se alternar a água com sucos de fruta, incluindo os de frutas cítricas, de maçã, damasco e abacaxi. Experimente também os sucos feitos com vegetais, especialmente cenoura, tomate e aipo.

Uma receita nutritiva e eficaz para a pele seca é o banho de aveia. Pegue um saquinho de musselina ou uma meia de náilon limpa e coloque um pouco de aveia média ou grossa, feche o saquinho e coloque sob uma torneira de água quente ou sob o chuveiro. A água quente provoca a liberação dos óleos e sua pele vai ficar suave e hidratada.

1 pensamento em “Solucionando Problemas de Pele”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *