TPM Sem Estresse

Irritação, ansiedade, cansaço, cólicas e esgotamento físico. Todo mês esses mesmos sintomas se repetem durante dias até chegar a menstruação.

Esses são os sintomas da TPM, a tão famosa tensão pré-menstrual, que apavora os homens e que atinge cerca de 80% das mulheres, com sintomas mais ou menos intensos. A TPM pode ser comparada a uma montanha russa emocional, com oscilações de humor, choro, ansiedade e fadiga, sintomas bastante comuns.

Por muito tempo as pessoas não levaram a TPM a sério. Hoje, porém, a ciência comprova que os sintomas são resultado de importantes alterações hormonais que ocorrem no corpo feminino. Dentre outros, esse período que antecede a menstruação interfere  na produção de serotonina e endorfina, substâncias que causam bem estar e nos deixam de bem com a vida.

Assim como a menopausa, as cólicas menstruais também têm uma explicação cientifica e diferem de intensidade de acordo com o organismo de cada pessoa. A TPM é normal e faz parte da rotina da maioria das mulheres. Contudo, existem tratamentos capazes de reduzir esses sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas, tanto para as que sofrem do mal, como para aquelas que têm que aguentar o mau humor todo mês.

O ideal é consultar um ginecologista que vai receitar um tratamento adequado. No entanto, já se sabe que, na maioria das veze, algumas modificações nos hábitos alimentares são capazes de fazer milagres contra a TPM. Experimente acrescentar em seu cardápio uma dose extra de cálcio, por exemplo. Esse suplemento pode minimizar muito os sintomas desse período.

Além disso, organize seu cardápio de forma que sua alimentação seja rica em fibras, encontrada especialmente nos cereais, nas frutas e vegetais. Elas mantém as taxas de açúcar em nível normal, evitando aquela vontade desenfreada de comer tudo o que vê pela frente. Inclua em seu cardápio peixes, óleo de linhaça, alimentos probióticos, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos integrais, oleaginosas, ovos e sementes de girassol e gergelim. Tome leite e suco de soja e consuma outros produtos à base de soja. Beba muita água diariamente, ela é muito importante para desintoxicar seu organismo e ajuda a desinchar. Ou seja, além de se sentir melhor, você ainda vai emagrecer com saúde.

E, para completar, movimente-se sempre que possível. A prática de atividades físicas associada a uma dieta saudável reduz significativamente os sintomas na maioria das mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *