Você Sabe Quanto Tempo Deve Trabalhar?

Muito se fala sobre esforço, sobre a necessidade de trabalhar muito para vencer na vida, entre outros. Para muitos, serve como incentivo, no entanto, para outros, pode causar exagero.

Você já parou pra pensar no quanto trabalha semanalmente? Para as mulheres, a carga horária costuma ser muito mais pesada do que para os homens. Em geral, elas precisam chegar em casa e iniciar outra jornada, cuidando dos afazeres domésticos. Isso faz com que fiquem de 60 a 70 horas em modo de trabalho semanalmente. Muito mais do que o indicado.

Quanto Tempo Devo Trabalhar?

Um estudo realizado pelo HILDA (Household, Income and Labour Dynamics), Instituto australiano, indicou que trabalhar mais do que 39 horas por semana faz mal para a saúde.

No Brasil, a média de trabalho dos trabalhadores assalariados é de 40 horas semanais. Entretanto, a gente sabe que esse número fica bem mais alto para quem trabalha por conta e também para os empreendedores que cuidam de seu próprio negócio.

Limites de Trabalho

Embora a gente saiba que a produtividade é relativa, a verdade é que trabalhar além dos limites pode prejudicar bastante os resultados. Assim, o ideal seria ter uma carga horária menor e com mais possibilidade de descanso.

Para quem não tem muita opção e está na lista dos assalariados, os prejuízos podem não ser tão altos. Já para os workaholics, é essencial estabelecer um limite de trabalho e seguir a meta com disciplina, tendo tempo para relaxar e descansar.

Como Reduzir a Carga de Trabalho

Se você trabalha por conta própria, é interessante avaliar o momento em que rende mais. Pode ser que trabalhar à tarde e à noite seja o mais indicado para a sua vida profissional, por exemplo. Ou que você consiga fazer pela manhã o trabalho de um dia todo, se tiver dormido bem.

Já para quem tem seu próprio negócio, o importante é aprender a delegar. Confiar no trabalho de outras pessoas pode ser a saída para não exagerar e colocar a saúde em risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *